Propriocepção – O que é e como funciona [+10 exercícios]

Hoje você vai ler um pouco mais sobre Propriocepção, o que é, como funciona e como praticar.

Aqui você vai encontrar exercícios de Propriocepção práticos para começar a praticar hoje mesmo na sua casa.




Em nosso desejo por estar em forma e ter um corpo saudável da MensandBeauty & Beauty trazemos hoje esta forma de treinamento, a “Propriocepção”.

Uma forma de treinamento muito usado por corredores mas também por Qualquer atleta que queira prevenir lesões. Conheça um pouco mais sobre Propriocepção e seus Benefícios.

Propriocepção é o sentido que informa o nosso corpo do movimento e posição dos músculos.







Articulações e outras partes do corpo que, em teoria, “não sentimos”. Definido de forma diferente, é o senso de percepção de postura e equilíbrio .

Propriocepção – O que é e como funciona [+10 exercícios]

Propriocepção
Propriocepção




O que é Propriocepção, e o que esta técnica é treinar as situações que podem levar a maior solicitação ligamentar ou muscular de forma que, quando nos acontecem em raça ou qualquer outro exercício físico.

Elaboramos uma resposta adequada sem qualquer movimento exagerado que pode nos prejudicar mais do que a torção em si, sopro ou vibração

Portanto, nos permite regular o movimento, ter reações e respostas automáticas, bem como intervir no desenvolvimento do sistema do corpo e sua relação com o espaço que nos rodeia.

Ele lida com questões como equilíbrio e coordenação de ambos os lados do nosso corpo, mantendo o alerta do sistema nervoso central.

Propriocepção Também é vital para prevenir lesões porque quando um tipo articular sofre, o sistema Propriocepção se deteriora produzindo um déficit de informação proprioceptiva.

Desta forma, a pessoa em questão torna-se mais propensa a lesões. E é que embora uma pessoa considere que ele se recuperou completamente de uma lesão, porque não causa mais dor.

Eele ainda pode ter um déficit Propriocepção que ele deve eliminar para recuperar 100% e evitar o temido relapse

Formas de desenvolver propriocepção




Com foco no campo do esporte, você pode imaginar que é um mecanismo de defesa contra certos movimentos que podem nos ferir porque às vezes nos livramos de um bom golpe (com sua lesão correspondente) reagindo corretamente.

Como instrui o músculo a se contrair, assim como o ligamento ou articulação como resistir a qualquer torção ou golpe.

Você não está surpreso às vezes para obter movimentos coerentes e eficazes sem quase perceber? Bem, isso é “culpa” da sua propriocepção.

Portanto, é importante trabalhar isso. Nossos amigos do Zaask passaram-nos alguns exercícios de personal trainer para que você treine e melhore sua propriocepção e, assim, tenha um corpo para testar de lesões.

1 # Divisão

Propriocepção Em pé com as pernas abertas na altura dos ombros, inclinamo-nos sobre uma perna e tentamos chegar o mais baixo possível (sem forçar; que respeitam nossos limites).

Mantenha o tronco esticado e virado para a frente, mas não force as costas ou os ombros (estes devem ser desenrolados para trás).

Tente evitar desequilíbrios laterais. Repita com o outro pé.

2 # Equilibrando com o equilíbrio

Propriocepção Em pé com as pernas juntas, ficamos em um pé para tentar balançar a outra perna para a frente e para trás (tanto quanto possível).Possível) tentando não nos desequilibrar. Repita com a outra perna.

3 # Balanço e Passe de Bola




Propriocepção Em equilíbrio em um único pé, tentamos pegar a bola que um companheiro de equipe nos ultrapassa. Faça o exercício com as duas pernas em equilíbrio.

4 # Skate

 propiocepcion_skate "width =" 1000 "height =" 550 Pegamos um skate enquanto um parceiro colocou os pés nas rodas para evitar que a scooter se movesse.

Nós, no topo, fazemos flexões com as duas pernas enquanto tentamos manter a verticalidade, sem deixar que o tronco se torça.

5 # Pular Dinâmico

 propiocepcion_skipping_dinamico "width =" 1000 "height =" 550 Levantamos os joelhos para parecer que estamos correndo, descansando apenas na ponta dos pés. Damos cinco passos para frente e cinco passos para trás.

6 # Saltos e Freios

Propriocepção Com os pés juntos, fizemos três saltos verticais seguidos para travar o último com um pé. Lembre-se que ao apoiar esse pé você tem que fazê-lo com o joelho meio flexionado para evitar lesões.

7 # Deslocamento Lateral e Frenagem




Propriocepção Seguindo a linha do ponto anterior, fazemos cerca de três passos laterais para acabar freando em um único suporte. Tente manter seu tronco estável o tempo todo.

8 # Bola de Yoga

Propriocepção Estamos paralelos ao chão com os pés na bola e os antebraços no chão (estávamos um pouco inclinados). Mantenha sua postura com os braços, o abdômen e as nádegas firmes.

9 # Sentadillas no Baile de Yoga

Propriocepção
Sentadillas yoga

Apoiamos a bola na parede e, por sua vez, apoiamo-nos na bola e levamos o joelho ao peito.

Tente esticar a perna paralela ao chão e depois faça o mesmo com os braços. Mantenha alguns segundos e mude de posição.

10 # Equilíbrio Horizontal no Baile de Yoga




Propriocepção
Equilíbrio Horizontal no Baile de Yoga

Abrimos as pernas na altura dos ombros e colocamos as mãos na bola. Estamos encostados na bola até deixar apenas as pontas dos pés apoiados no chão.

Então estendemos os braços até que estejam paralelos ao chão.

Seu Corpo Sempre Alerta

Há muitos estudos que mostraram que o treinamento Propriocepção causa uma diminuição nas lesões de atletas.

Isso faz com que exercícios com esse objetivo, que você tem que executar descalço, sejam realizados com materiais como plataformas instáveis ​​do tipo BOSU ou Fitball e façam parte do planejamento anual de qualquer atleta.

Revisar neste ponto que o trabalho específico na areia da praia também é um meio natural muito apropriado para executar este tipo de trabalho.

Pelo que foi visto, é mais do que aconselhável fazer treinamento Propriocepção, mas como em todos os campos, deve ser focado no conhecimento da tipologia da pessoa que vai realizá-lo e do bom senso.

Qualquer exercício deve adaptar seu tempo de execução, periodização e outras variáveis ​​de acordo com princípios de treinamento, como adaptação e progressão no trabalho.

O trabalho Propriocepção, portanto, é vital para um atleta, mas também para o dia a dia de qualquer pessoa, desde que não tenha sofrido uma torção no tornozelo.

Você achou este artigo interessante sobre Propriocepção ? Você conhece algum outro exercício Propriocepção que queira discutir conosco? Compartilhe este artigo com seus amigos e familiares.