Moagem do Malte – QUAL A IMPORTÂNCIA NA CERVEJA ARTESANAL?

Moagem do Malte é uma parte de extrema importância que precisamos aprender sobre como fazer cerveja.

É fato, a maioria ou todos nós homens gostamos de tomar aquela ceva gelada no final do dia, depois de um dia cheio e estressante.




E pra que isso se torne ainda mais prazeroso, é importante que entendamos como funciona todo processo de produção da cerveja, inclusive a Moagem do Malte.

Sendo uma das principais fases na hora da produção da cerveja artesanal, a Moagem do Malte é o assunto do nosso post de hoje.

Caso não saiba, aquele sabor amargo e clássico da cerveja vem do lúpulo, explicamos isso no nosso post sobre o que é lúpulo.







Já tomou uma cerveja 100% lúpulo? Ela é extremamente forte, e o que acaba equilibrando seu sabor nas cervejas importadas e nacionais em geral é a Moagem do Malte.

Aqui na HF estamos no mês das cervejas, ensinamos como fazer cerveja, falamos sobre lúpulo, malte e até sobre o dry hopping.

Hoje, vamos te contar um pouco mais sobre qual a função e como se dá a Moagem do Malte, como também a importância dessa etapa na cerveja artesanal.

Tá afim de saber mais sobre a Moagem do Malte? Então nos acompanhe até o final e comente no final do post.

Vamos lá!

Moagem do Malte – QUAL A IMPORTÂNCIA NA CERVEJA ARTESANAL?

Moagem do Malte
Moagem do Malte

Qual a Importância da Moagem do Malte na Cerveja Artesanal?

A Moagem do Malte possui suma importância na produção da cerveja artesanal, é ela quem se equilibrará com o amargor do lúpulo.




O grão é torrado e depois disso moado, por isso Moagem do Malte, liberando assim seus açucares e adocicando a cerveja em geral.

Moagem do Malte é Igual para Todos Grãos?

Grão de Trigo
Grão de Trigo

De certo modo, sim. Tudo vai do estilo da cerveja que você quer, isso que irá mudar a forma de fazer a Moagem do Malte.

Caso moer demais ficará uma cerveja mais adocicada, caso deixar o grão mais espesso ela ficará com um corpo maior e com mais presença de lúpulo.

Qual a Moagem do Malte Ideal?




Grão de Cevada
Grão de Cevada

Mas afinal, após todas essas informações densas sobre a Moagem do Malte, qual seria a ideal que se encaixaria com a minha cerveja?

A Moagem do Malte ideal seria aquela que:

  • Todos os grãos sejam moídos;
  • Todo o endosperma seja extraído da casca;
  • Cascas sejam mantidas intactas;
  • Endosperma sofra uma moagem fina, sem chegar a pó.

Seguindo os passos citados acima sobre como moer, a sua Moagem do Malte será ideal independente do grão que você utilizar.

Tipos de Moagem do Malte para sua casa




Faça a Sua em Casa
Faça a Sua em Casa

Agora que você já sabe o que é a Moagem do Malte, qual seu ponto ideal e como utilizá-la na hora de fazer a sua cerveja artesanal, vamos aos tipos de Moagem do Malte.

Abaixo separamos os três tipos de Moagem do Malte que são utilizados atualmente, veja qual acha melhor e use na sua cerveja.

1# Moagem com Moedor de Disco




Moedor de Disco
Moedor de Disco

Se você está começando a fazer a sua cerveja artesanal, esse é o tipo de Moagem do Malte mais em conta.

Como na imagem, é utilizado um moedor de disco pra fazer a Moagem do Malte.

2# Moagem com Moedor de Rolos

Moedor de Rolos
Moedor de Rolos

Nesse estilo de Moagem do Malte, o grão não é triturado, mas sim esmagado, dessa forma ele fica mais denso e com mais presença de lúpulo.

A vantagem dessa Moagem do Malte é que o rolo possui escolha de milímetros pra esmagar o grão.

3# Moer direto na Própria Brewshop




BrewShop
BrewShop

É prático, você leva seu malte e eles fazem a Moagem do Malte pra você, é a mais pra´tica e vantajosa forma pra quem ta iniciando.

Como pontos negativos, você não fica com grandes estoques de malte em casa e ele pode não ficar tão adequado as suas necessidade,

E aí, curtiu aprender um pouco mais sobre a Moagem do Malte? Qual etapa do processo achou mais interessante? Comente no final do nosso post.

Até a próxima!

NOTÍCIAS DO MOMENTO: